ATIVIDADE 3:
1- Qual a posição de Durkein frente ao que diz Stuart Mill ?
A influência das coisas sobre os homens é diversa e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, é diferente da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes. É a essa ação que convém reservar o nome de educação. A educação, segundo
Mill, é empregada em sentido amplo, que pode causar confusão.
2- Qual as duas ressaltadas por Durkein? Explique o ponto fraco em que incorrem:
Alcançar a perfeição entra em contradição; pois não podemos, nem devemos dedicarmo-nos todos ao mesmo gênero de vida; temos aptidões e funções a preencher. Cada um é feito para desenvolver alguma função: homem de reflexão, homem de ação, homem das letras, homem dos números, etc ...
Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade , já que a felicidade é muito subjetiva e circunstancial, varia de pessoa para pessoa e nossas exigências de felicidade são sempre crescentes, dependendo da fase e da situação que estamos vivendo.
A educação muda de acordo com o tempo e o meio , variando infinitamente, não havendo uma educação perfeita e apropriada a todos, indistintamente.
3- O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Levar em consideração os sistemas educativos que existem ou tenham existido e aprender deles as características que lhe são comuns. Essa conjugação de caracteres constituirá a definição que procuramos. É preciso definir, também, a influência de uma geração na outra.
4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Existem elementos comuns na educação de uma sociedade: direito, dever, indivíduo e sociedade, o progresso, a ciência, a arte, a política, na educação de ricos e pobres, mesmo no que conduz às carreiras liberais e às funções industriais, tem por objetivo fixar esses ideais nos educandos. E a partir daí se diferencia, segundo os meios particulares que uma sociedade encerra.
5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
1) Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensáveis a todos os seus membros;
2) Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular( classe, família, profissão, ...) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam esse ideal a ser realizado.
6- A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos , intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique:
A educação consiste numa socialização metódica de novas gerações.
Em cada um de nós existem dois seres: um que se relaciona conosco mesmo (nossa personalidade, nossas aptidões, nossos gostos e desgostos,...) e outro que é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que refletem em nós o grupo ou grupos onde estamos inseridos: crenças religiosas, sentimentos coletivos.
Seu conjunto forma o ser social e formar esse ser em cada um é a finalidade da educação.
EXPLICANDO: O ser social não nasce conosco. É a nossa sociedade, à medida de sua formação e consolidação, que tirou da sua vivência, da sua história e da sua evolução essas forças morais diante das quais sentimo-nos fracos e inferiores. Nascemos como indivíduos únicos sobre os quais é preciso construir a face da sociedade onde estamos inseridos. Agregando ao nosso ser egoísta e a-social uma natureza de vida moral e social. Essa é a grande obra da educação, criar no homem um ser novo.
7- Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Através da sociedade o homem se eleva, se humaniza, pois, desejando melhorar a sociedade, o indivíuo deseja melhorar a si próprio, fazendo-o acima do animal e de si mesmo. É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não sejam os nossos, que nos ensina a dominar nossos instintos, dando-nos limites através das leis, da organização, da disciplina.
Devemos também à sociedade a necessidade do progresso da ciência. A ciência é obra coletiva de uma sociedade. É fruto da cooperação de todos os sábios, de pensadores, de estudiosos de todas as épocas da história, por isso a evolução.
O domínio da língua é fruto de uma socidade, pois sem ela não teriam idéias organizadas, conceituadas. É um dos aspectos mais importantes da vida social.
Se retirasse do homem tudo o que a sociedade lhe dá, ele retornaria à condição de animal.
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