ECS 7 - MARX & ENGELS:
Karl Marx era intelectual, economista e socialista alemão, nascido em Trier, no dia 5 de maio de 1818, considerado um dos fundadores da Sociologia. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário sendo que ambos (Marx e o Movimento Operário) influenciaram um ao outro durante o período em que o autor viveu.
Nasceu numa família de classe média, que tinha ascendência judaica, mas converteram-se ao Cristianismo em função de restrições impostas aos judeus no serviço público. Casou-se com Jenny Von Westphalen. Teve cinco filhos nesse casamento, sendo que dois morreram na infância pelas péssimas condições financeiras em que vivia sua família. Durante a maior parte de sua vida sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães e americanos e por auxílio financeiro vindo de seu amigo Friederich Engels.
Conheceu Friederich Engels em Paris, em 1844 com quem manteve uma amizade íntima que durou até sua morte. Em 1845 foi expulso da França, radicando-se em Bruxelas. Participa de organizações clandestinas de operários exilados. Em 1848 foi expulso da Bélgica, regressando a Paris, depois da revolução de março voltou à Alemanha, fixando-se em Colônia, sendo o redator chefe do jornal "Nova Gazeta Renana". Marx e Engels fizeram parte ativa da vida agitada da época dos grupos revolucionários de Paris. Numa das diversas lutas contra as doutrinas do socialismo pequeno burguês elaboraram a teoria e a tática do socialismo proletário revolucionário ou comunismo (MARXISMO).
Essa vida de emigração era penosa para Marx. Ele e sua família viviam na miséria, tendo a ajuda constante e dedicada de Engels. A sua atividade revolucionária intensa e os seus trabalhos teóricos abalaram sua saúde, morrendo em 14 de março de 1883, em Londres, 15 meses após sua esposa.
Segundo Engels, Marx era: "... um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma necessidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. ..."
Friederich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado Socialismo Científico ou Comunismo. Grande companheiro, protetor e colaborador de Marx escreveu livros de profunda análise social. Soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial e foi grande colaborador de Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Na juventude fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. O mais famoso de seus trabalhos é o Manifesto Comunista, em colaboração com Marx.